Novo composto permite mais área de contato em situações críticas
A Goodyear lançou na Europa o novo pneu Eagle F1 Asymetric 2, que promete mais aderência em curvas e frenagens em menor espaço. A diferença para a primeira versão do pneu é o novo composto de borracha, com mais sílica e resina com maior tração. E a maior novidade é a tencologia de deformação da borracha, chamada Active Braking Technology.
O sistema funciona deformando a borracha entre as ranhuras do pneu para maior superfície de contato com o asfalto. A ação se deve ao maior peso aplicado sobre o pneu durante as frenagens. O ponto negativo é que o desgaste natural do pneu reduz a eficiência da tecnologia. Segundo a Goodyear, o sistema funciona melhor durante os primeiros 10 mil quilômetros do pneu.O novo pneu também é mais leve - reduz em 4% a massa não suspensa do carro - e o novo composto também dissipa melhor o carro, reduzindo a resistência á rolagem.
Para certificar o pneu, a marca americana usou um estudo feito pela empresa alemã TÜV SÜD, entre o novo pneu e três similares. Segundo a empresa, o novo pneu apresentou 7% menos resistência ao rolamento e até 10% a menos de espaço para parada, com cerca de 2 metros a menos que os similares.