Audi lança quarta geração do A6
Sedã se inspira em A7 Sportback e A8 para se diferenciar no segmento
O novo Audi A6 tem uma série de soluções inovadoras em todas as áreas técnicas: carroceria leve, suspensão esportiva e uma vasta gama de novos sistemas multimídia. Ampla também é a oferta de motores e transmissões. Disponível na Europa a partir de março de 2011, o novo A6 partirá de 45.250 euros – com o motor 2.8 FSI de 204 cv e tração dianteira.
A carroceria do novo Audi A6 é majoritariamente composta por alumínio e aço de alta tecnologia, tornando-o extremamente leve, rígido e seguro. O desenho do novo sedã da marca alemã é esportivo e elegante, mas sem muita originalidade. Com 4,92 metros de comprimento, 1,87 m de largura e apenas 1,46 m de altura, o A6 está menor e mais esportivo em relação a versão atual.
A Audi propõe para o novo A6 motorizações mais potentes, eficientes e de grande regularidade de funcionamento. São dois motores a gasolina e três a diesel, todos com injeção direta e potência que varia entre 170 cv e 300 cv. A variante 3.0 TFSI é sobrealimentada por um compressor, enquanto os motores 2.0 TFSI e TDI são dotados de turbocompressores.
Entre os modelos a gasolina, o naturalmente aspirado 2.8 FSI tem potência de 204 cv e 28,5 kgfm de torque, enquanto o 3.0 TFSI V6 disponibiliza 300 cv e toque máximo de 44,9 kgfm. Já entre os motores a diesel, o bloco de 2.0 litros tem 177 cv e 38,8 kgfm, enquanto as motoreizações 3.0 normal e de alto desempenho oferecem 204 cv e 40,8 kgfm e 245 cv e 51 kgfm, respectivamente.
Todos as versões estão equipadas com um sistema de recuperação de energia por frenagem e sistema Stop & Start, independentemente do tipo de caixa de velocidades montada. A Audi fala em um consumo de combustível de 19%, apesar do acréscimo de potência. A versão equipada com o motor 2.0 TDI promete consumo na casa dos 20,4 km/l e emissões de CO2 em 129 g/km.
O excelente acabamento interno é a prova da precisão com que a Audi constrói seus carros. Além disso, o conforto fica por conta dos bancos, que são aquecidos e oferecem a função "massagem", além do ar-condicionado automático de alta eficiência. A boa iluminação acrescenta um toque de elegância ao cockpit.
Como opcional há um sistema de comando "touch MMI", que permite que o motorista gerencie várias funções do sistema de navegação. O carro se conecta por Bluetooth com aparelhos móveis, o que permite acessar a internet. As imagens são exibidas no monitor e o motorista pode traçar um itinerário de navegação.
Em termos de segurança, o novo sistema "Audi Pre Sense" identifica a presença de pedestres e para sozinho para evitar acidentes. Já o "Audi Active Lane Assist" alerta o motorista caso ele mude de faixa sem a intenção.