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Bravo mira no andar de cima

Bravo mira no andar de cima  
Novo hatch da Fiat promete esquentar disputa entre médios

A Fiat tem tradição em relação a modelos populares com apelo de preço, vide Uno e Palio. Com a vinda do Bravo, lançado na Europa em 2007, a fabricante quer recuperar o prestígio perdido desde a época do Tipo, último médio que fez sucesso pela marca entre 1993 e 1997. E se depender das qualidades demonstradas em pista, o modelo tem tudo para ser um grande concorrente neste segmento onde atuam Ford Focus e Hyundai i30.

Responsável pela aposentadoria do já "cansado" Fiat Stilo, o Bravo fabricado em Betim, Minas Gerais, começa a ser vendido em dezembro a partir de R$ 55.200 na versão de entrada Essence. A variante intermediária Absolute e a topo de linha T-Jet custam R$ 62.250 e R$ 67.700, respectivamente. A Fiat almeja emplacar 1.500 unidades mensais do modelo, sendo 55% na versão Essence – foto abaixo –, 40% na Absolute e apenas 5% na T-Jet.



O responsável por tirar da inércia as duas primeiras versões (Essence e Absolute) do Bravo é o motor E-torq 1.8 16V, que estreou em julho no Fiat Punto e substitui o Powertrain do Stilo. Esta unidade de força é capaz de gerar 132/130 cv com etanol/gasolina a 5.250 rpm. Seu torque máximo é de 18,9/18,4 kgfm alcançado aos 4.500 rpm. De acordo com a Fiat, o motor já disponibiliza 93% de seu torque aos 2.500 giros, o que garante arrancadas mais vigorosas. Ainda segundo a montadora, a velocidade máxima do motor 1.8 16V é de 193 km/h com etanol e 191 km/h com gasolina.

Já a variante esportiva do hatchback traz sob o capô o motor turbo 1.4 16V T-Jet, o mesmo equipa Linea e Punto em suas versões mais "ferozes". Movido apenas à gasolina, este propulsor desenvolve 152 cv de potência e 21,1 kgfm de torque a 2.250 rpm. Porém do lado direito do motorista há uma tecla OVB - overbooster - que, quando acionada, garante uma sobrepressão no motor e eleva o torque da unidade de força para 23 kgfm a 3 mil rpm. Com esta função ativada a direção elétrica tse volta para a esportividade e fica mais firme.  De acordo com dados da marca, a versão T-Jet leva os 1.370 kg do Bravo de zero a 100 km/h em 8,7 segundos. A velocidade máxima anunciada é de 206 km/h.       

Em sua versão Essence, o Bravo é equipado com direção elétrica, ar-condicionado, airbag duplo, rádio/CD/MP3, rodas de 16 polegadas, entre outros. Freio ABS são oferecidos como opcionais. Com o câmbio automatizado Dualogic esta versão parte de R$ 57.800. Já a intermediária Absolute traz os freios ABS como itens de série, além de ar-condicionado digital dual zone, sistema de telefonia Blue&Me, sensor de estacionamento, rodas de 17 polegadas, revestimento de couro e volante com comandos de som.

A versão T-Jet – foto abaixo – traz todos os equipamentos da Absolute e acrescenta controle de estabilidade ESP, sistema Hill Holder - que "segura" o carro em ladeiras por dois segundos -, rodas de 17 polegadas exclusivas - de 18 polegadas são opcionais -, o  já citado botão overbooster, faróis escurecidos, saída de escapamento cromada, pinças de freio pintadas de vermelho e adereços visuais.



Entre os opcionais o destaque vai para o navegador GPS com tela de 6,5 polegadas embutida no painel. Além deste, também estão disponíveis retrovisores externos rebatíveis, Night Design - iluminação noturna das maçanetas - e sensor de estacionamento dianteiro.  

Com uma dianteira que remete ao Punto e traseira que lembra os carros da Alfa Romeo, o Bravo não parece, mas tem 4,30 metros de comprimento; 1,79 m de largura; 1,50 m de altura e entre-eixos de 2,60 m. Quem também engana é o porta-malas. Aparentemente pequeno, ele tem boa capacidade de 400 litros, o que supera seus concorrentes i30 e Focus.

Fiat Bravo 1.8 Absolute




Fiat Bravo 1.8 Essence


Fiat Bravo T-Jet

 
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