Muscle car da Chevrolet desembarca com rotundo motor V8, por R$ 185 mil
O carro já está nas revendas desde outubro, mas a General Motors resolveu fazer a apresentação oficial do Chevrolet Camaro SS em seu campo de provas de Cruz Alta, no interior paulista. O muscle car chega ao país com um rotundo motor V8, preço de R$ 185 mil, lista de equipamentos farta e o inevitável: um desenho instigante.
O capô rebaixado e comprido traz uma protuberância bem centro. Os faróis retangulares ficam escondidos sob a extremidade avançada do capô e separados pela grade frontal bicuda. A carroceria é repleta de saliências e volumes enquanto a linha de cintura elevada reforça a agrassividade do carro.
As vistosas rodas de liga leve diamantadas aro 20 calçam pneus 245/45 ZR na frente e 275/40 ZR atrás. Na traseira, lanternas em duas seções quase quadradas e tampa do porta-malas levada em um visual que remete à dianteira.
A alma do Camaro, porém, reside sob o capô. O motor V8 ostenta números estratosféricos: oito cilindros em V, 406 cv de potência a 5.900 rpm, torque máximo de 56,7 kgfm a 4.600 giros. Segundo a GM, o modelo faz o zero a 100 km/h em 4,8 segundos, enquanto a máxima é de 250 km/h limitada eletronicamente.
O conjunto conta com transmissão automática de seis velocidades com opção de mudanças sequenciais através de borboletas no volante. A suspensão é independente por braços múltiplos tanto na frente como atrás. Já os sistemas de freio da Brembo contam com ABS.
Ainda na parte de equipamentos, o Camaro SS conta com controles eletrônicos de estabilidade e de tração, que através de um botão pode ser um pouco mais permissivo em um estágio intermediário ou, ainda, totalmente desligado. Ainda estão presentes sensores de monitoramento da pressão dos pneus e de obstáculos, head-up display – que projeta um velocímetro doigital no para-brisa -, sistema de som Boston Acoustic com nove autofalantes, iluminação em leds nas portas, revestimento em couro, entre outros.
Primeiras impressões
Em um pequeno circuito travado dentro do campo de provas da General Motors, em Indaiatuba, foi possível perceber a disposição do Chevrolet Camaro SS. O motor responde prontamente ao mais leve toque no pedal do acelerador e proporciona acelerações vigorosas. Em uma curta reta, foi possível visualizar no head-up display assinalar 148 km/h. Nas curvas, o modelo mostra equilíbrio invejável, sempre com o ESP acionado.